sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pensamento

Sempre ficamos nos perguntando, quando inciamos o nosso pensamento? Se procurarmos na Bíblia encontraremos: “No princípio era o verbo e o verbo se fez carne e habitou entre nós”. Claro que se trata de Jesus, mas é interessante como o verbo vem antes de tudo. Segundo Luria ,  o pensamento humano, o raciocínio, nasce com a capacidade de comunicar, com a fala.
Olhando deste prisma, podemos afirmar que a alma humana está muito ligada a abstração, ao pensamento. Se somos imagem e semelhança de Deus (como afirma a Bíblia) então Deus é a abstração pura, o pensamento, a alma.
Platão separa bem o mundo das idéias e o mundo dos sentidos. O mundo das idéias é atrelado ao forma originária (ao verbo bíblico) ao perfeito, a abstração, ao pensamento. O mundo dos sentidos é viciado na percepção humana. É como se enxergássemos sobe nosso prisma, de acordo com nossos olhos. Se pensarmos de maneira mais concreta, a mesma paisagem tem um cheiro, uma imagem para uma pessoa com os sentindos preservados, diferente da forma que um daltonico enxerga e diferente da forma que um cego enxerga. Estamos limitados ao nosso corpo, a forma como ele interpreta os estimulos externos. Então, é como se enxergassemos por sombras, como afirmou Platão.Partindo desta forma de pensar, podemos chegar a conclusão que estamos escravizados a nossa percepção, mas que, trazendo a luz que dá a forma as sombras, temos algo muito maior, que ilumina, que é a verdade, que é a luz do mundo, engraçado como estas palavras são sempre ligadas a DEUS.
Eu enxergo uma grande semelhança com a forma que Platão descreve o mundo, com a forma que Deus permitiu a Bíblia ser escrita. Sendo assim, Deus é maior do que a concretude, do que a matéria, do que a sombra que enxergamos segundo nossos sentidos. Ele é o príncípio, o verbo, o pensamento. O pensamento, a reflexão, a troca de verdades que nos aproxima da luz é que nos leva a Idéia ou a Deus. O filosofo, o sacerdote, o iluminado é aquele que abre mão dos sentidos para se aproximar da luz… que inicialmente cega, ofusca, mas que permite ver o que de mais belo existe que é a abstração, o verbo que antecede a carne. Com esta visão privilegiada, é preciso retornar a humanidade e comunicar a existência da abstração, a existentica de Deus.
Concluindo o pensamento, a abstração é eterna em um ciclo perfeito, os sentindos são limitados a matéria, que segue um cliclo vicioso, que tende a morte a putrefação para que possa trazer nova vida. Ligue-se as idéia e não a matéria e encontrarás a verdade que ilumina. Existe a minha verdade, a sua verdade e A VERDADE. Precisamos, de uma forma humilde, banharmos Da VERDADE.
Gostaria de terminar o texto com alguns trocadilhos, algumas frases que ilustram o que falei: “Penso, logo existo”. “No princípio era o verbo e o verbo se fez carne e habitou entre nós”. “O pensamento é o fundamento, eu rodo o mundo sem sair do lugar”. “Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário