quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Questões para estudo

1. O que é senso moral? Dê alguns exemplos.
Resposta: É a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo ideias como as de justiça e injustiça.
Exemplos: A piedade e a indignação que sentimos com a miséria mundial, mobilizados, participamos de campanhas contra a fome.
Quando fazemos alguma coisa por impulso, depois sentimos remorso, culpa ou vergonha.

2. Que é consciência moral?
Resposta: É a consciência moral que nos exige que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas.

3. A que se referem o senso moral e a consciência moral?
Resposta: O senso moral e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício de liberdade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros.

4. Qual o principal pressuposto do senso moral e da consciência moral? Por quê?
Resposta: O senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente. Poruqe os sentimentos e as ações morais dependem de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles.

5. Que é um juízo de fato? Dê exemplos.
Resposta: Juízo de fato é um acontecimento constatado por nós.
Exemplos: "Está chovendo."
"Ela está chorando."

6. O que é a naturalização da vida moral? Por que ela acontece?
Resposta: Ela esconde a essência da ética: o fato de ela ser criação histórico-cultural. Portanto, os hábitos instituidos por uma sociedade em condições históricas determinadas.

8. Apesar das diferenças culturais  históricas a respeito da violência, que definição geral podemos dar de violência, válida em todas as culturas?
Resposta: Fundamentalmente, a violência é percebida como exercício da força físisca e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhes danos profundos e irreparáveis como a morte, a loucura, a auto-agressão ou a agressão aos outros.

9. Quais os principais aspectos do que nossa cultura e sociedade entendem por violência?
Resposta: Em nossa cultura a violência é entendida como violação da integridade física e psíquica, profanação das coisas sagradas e a discriminação social e política de pessoas por causa de suas crenças.

10. Explique a diferença entre passividade e atividade.
Resposta: Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias. Ao contrário, ativo é aquele que controla interiormente seus impulsos, suas inclinações e paixões, avalia sua capacidade para dar a si mesmo as regras de conduta.


11. Apesar das diferenças culturais consideram que seja a virtude?
Resposta: A virtude é constituída pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais.


4 comentários:

  1. cade a 7º questao dai? que é o juizo de valor? de exemplos? kd???

    ResponderExcluir
  2. Faço a mesma pergunta ... kd a 7 ?

    ResponderExcluir
  3. 6. Que é um juízo de valor? Dê exemplos.

    Juízo de valor interpreta e avalia o sentimento com o acontecimento.
    Ex.:“A chuva é boa para as plantas.” “A chuva é bela.”

    ResponderExcluir