quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Questões para estudo

1. O que é senso moral? Dê alguns exemplos.
Resposta: É a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo ideias como as de justiça e injustiça.
Exemplos: A piedade e a indignação que sentimos com a miséria mundial, mobilizados, participamos de campanhas contra a fome.
Quando fazemos alguma coisa por impulso, depois sentimos remorso, culpa ou vergonha.

2. Que é consciência moral?
Resposta: É a consciência moral que nos exige que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas.

3. A que se referem o senso moral e a consciência moral?
Resposta: O senso moral e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício de liberdade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros.

4. Qual o principal pressuposto do senso moral e da consciência moral? Por quê?
Resposta: O senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente. Poruqe os sentimentos e as ações morais dependem de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles.

5. Que é um juízo de fato? Dê exemplos.
Resposta: Juízo de fato é um acontecimento constatado por nós.
Exemplos: "Está chovendo."
"Ela está chorando."

6. O que é a naturalização da vida moral? Por que ela acontece?
Resposta: Ela esconde a essência da ética: o fato de ela ser criação histórico-cultural. Portanto, os hábitos instituidos por uma sociedade em condições históricas determinadas.

8. Apesar das diferenças culturais  históricas a respeito da violência, que definição geral podemos dar de violência, válida em todas as culturas?
Resposta: Fundamentalmente, a violência é percebida como exercício da força físisca e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhes danos profundos e irreparáveis como a morte, a loucura, a auto-agressão ou a agressão aos outros.

9. Quais os principais aspectos do que nossa cultura e sociedade entendem por violência?
Resposta: Em nossa cultura a violência é entendida como violação da integridade física e psíquica, profanação das coisas sagradas e a discriminação social e política de pessoas por causa de suas crenças.

10. Explique a diferença entre passividade e atividade.
Resposta: Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias. Ao contrário, ativo é aquele que controla interiormente seus impulsos, suas inclinações e paixões, avalia sua capacidade para dar a si mesmo as regras de conduta.


11. Apesar das diferenças culturais consideram que seja a virtude?
Resposta: A virtude é constituída pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os constituintes do campo ético

Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.
O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Elas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética.
O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa, só pode existir se preencher as seguintes condições:
  • Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
  • ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar os desejos, impulsos, tendências, sentimentos e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis;
  • ser responsável, isto é, reconhecer-se como o autor da situação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como às suas consequências, respondendo por elas;
  • ser livre, isto é, capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é auto-determinar-se, dando a si mesmo regras de conduta.
O campo ético é, portanto, constituido por dois polos internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.
Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença entre passividade e atividade. Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo sua prória consciência, vontade, liberdade e responsabilidade.
Ativo ou virtuoso é aquele que controla interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, discute consigo mesmo e com os outros o sentido dos valores e dos fins estabelecidos, indagam se devem e como devem ser respeitados ou transgredidos por outros valores e fins superiores aos existentes, avalia sua capacidade para dar a si mesmo as regras de conduta, consulta sua razão e sua vontade antes de agir, tem consideração pelos outros sem subordinar-se nem submeter-se cegamente a eles, responde pelo que faz, julga suas próprias intenções e recusa a violência contra si e contra os outros. Numa palavra, é autônomo.
No caso da ética, portanto, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos exigem meios éticos.
Poderíamos indagar se a educação ética não seria uma violência. Em primeiro lugar, porque se tal educação visa a transformar-nos de passivos em ativos, poderíamos perguntar se nossa natureza não seria essencialmente passional e, portanto: forçar-nos à racionalidade ativa não seria um ato de violência contra a nossa natureza espontânea? Em segundo lugar, porque se a tal educação visa a colocar-nos em harmonia e em acordo com os valores de nossa sociedade, poderíamos indagar se isso não nos faria submetidos a um poder externo à nossa consciência, o poder da moral social. Para responder a essas questões precisamos examinar o desenvolvimento das idéias éticas na Filosofia.